Dicas para a introdução da Redação

A introdução dita as cartas para o examinador. É praticamente impossível construir um bom texto sem elaborar um bom parágrafo inicial. A boa composição da introdução favorece vários critérios avaliativos: estrutura textual, abordagem correta do tema, defesa de ponto de vista e organização das ideias.

Existem múltiplos métodos para iniciar a redação do ENEM: citação, alusão histórica, referência a fatos atuais, dados estatísticos, narrativa com referência a uma obra literária, filme ou série, roteiro argumentativo, entre outras técnicas. Às vezes, é possível combinar mais de um método para estruturar o parágrafo introdutório.

Independente da técnica escolhida é fundamental que o texto apresente, pelo menos, dois componentes: o tema e o posicionamento defendido. Não importa a ordem em que esses elementos apareçam no parágrafo inicial. Utilize as palavras-chave da frase temática, pois isso garante precisão na abordagem do tema, ou seja, a abordagem exata do que foi pedido pela banca. A maioria dos textos com notas altas apresentaram esses elementos.

As redações notas mil costumam apresentar uma excelente contextualização, seguida do tema, do posicionamento defendido e dos argumentos a serem explorados.

Analise a estrutura de um texto nota mil.

ENEM 2018 (“Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”)

O mundo conheceu novos equipamentos ao longo do processo de industrialização, com destaque para os descobrimentos da Terceira Revolução Industrial, que possibilitou a expansão dos meios de comunicação e controle de dados em inúmeros países. Entretanto, as ferramentas recém-descobertas foram utilizadas de forma inadequada, como por exemplo, durante a Era Vargas (Contextualização) Com efeito, a má utilização dessas tecnologias contribui com a manipulação comportamental dos usuários (Tema e tese) que se desenvolve devido não só à falta de informação popular (Argumento I) como também à negligência governamental. (Argumento II)

– Candidata Vanessa Tude

Veja que a candidata contextualiza o tema, por meio do método “ alusão histórica” , depois apresenta o tema e o posicionamento defendido e anuncia os dois argumentos a ser explorados no texto. Essa é a estrutura de uma introdução ideal ( contextualização +tema+ posicionamento+ argumentos).

Suponha que o tema seja “ O avanço da depressão na sociedade contemporânea, veja a minha sugestão de introdução.

Segundo o pensamento de Freud, criador da psicanálise, não é possível o sujeito escapar do contexto sociocultural em que está inserido. Nesse sentido, fatores sociais podem comprometer o equilíbrio emocional do individuo, o qual é inseparável da estrutura social da qual faz parte (Contextualização). Desse modo, o avanço da depressão na sociedade contemporânea deve ser compreendido como reflexo de questões características da modernidade líquida (Tema e Posicionamento), notadamente, as tensões da contemporaneidade (Argumento I) e o empobrecimento emocional causado pelo apelo ao consumismo (Argumento II).

Repare que essa introdução tem a estrutura ideal: contextualização ( dessa vez, com o método “ citação ) + tema e posicionamento + argumentos.

Dicas para a introdução da Redação Saiba como não errar a interpretação do tema da Redação ENEM

Conheça nosso curso